Agricultores familiares recebem apoio para fortalecimento do Cerrado
2006-09-12
Foi assinado na última semana convênio visando o apoio à inserção de produtos da biodiversidade do Cerrado, como o artesanato e os alimentos, no mercado institucional, formal e informal. Intitulado Cerrado Que Te Quero Vivo, o programa envolve as secretarias de Agricultura Familiar (SAF) e de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), abrangendo os estados de Goiás e de Tocantins, o entorno do Distrito Federal e o sul de Mato Grosso. A ação atingirá 240 agricultores familiares.
“O objetivo é ao mesmo tempo conservar e desenvolver ações de geração de renda, seja por meio do repasse de recursos, do apoio a eventos ou da capacitação”, explica a consultora de Agroextrativismo da SAF, Divani de Souza. Ela destaca que a iniciativa é pertinente ao Dia Nacional do Cerrado, comemorado nesta segunda-feira (11/9).
O Cerrado Que Te Quero Vivo inclui a elaboração de manual de boas práticas da produção, suporte técnico para regularização dos empreendimentos, a elaboração de plano de adequação física, plano de prospecção de mercados e inserção dos produtos nos mercados institucionais, formal e informal.
Curso de capacitação
O tema Cerrado também será abordado no mês de novembro com o início do curso de Sistemas Agroflorestais e Agroextrativismo para Cerrado, a ser realizado pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da SAF (Dater), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Departamento de Educação Ambiental (DEA/MMA).
A capacitação, voltada a técnicos de organizações governamentais e não-governamentais (ONGs) que atuam em assistência técnica, acontece em Brasília, com dois módulos presenciais e um à distância. É direcionado para o Cerrado do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais.
(Ministério do Desenvolvimento Agrário, 11/09/2006)
http://www.mda.gov.br/