Rússia quer construir primeira central nuclear de Marrocos
2006-09-11
A Rússia vai se candidatar para a construção da primeira central nuclear em Marrocos, que pretende produzir energia até 2017, afirmou fonte da empresa russa Atomstroiexport, construtora de centrais nucleares. O anúncio acontece um dia após a visita oficial do presidente russo, Vladimir Putin, a Rabat, capital marroquina.
Em coletiva de imprensa depois do encontro com o rei marroquino, Mohamed VI, Putin afirmou que a região africana representa um "excelente vetor" para a expansão da economia russa. "Agora as coisas mudaram e as relações [com os países do continente africano] devem basear-se no pragmatismo econômico”, disse.
Putin afirmou também que a Rússia pretende aumentar a cooperação no âmbito da energia, considerando que há "boas perspectivas, principalmente em relação à energia nuclear e elétrica" e na extração conjunta de hidrocarbonetos.
Parceiro de futuro
Durante a visita do presidente russo a Rabat foram assinados acordos de cooperação nas áreas de justiça, pesca, turismo, cultura, comunicação, agricultura, educação, saneamento e setor bancário. Para Putin, Marrocos representa um parceiro "sério e de futuro" para a Rússia. Atualmente, as trocas comerciais entre os dois países representam apenas 4% das relações comerciais marroquinas com o exterior.
Em outubro de 2002, Mohamed VI visitou a Rússia, mas a visita desta semana foi a primeira de um presidente russo a Marrocos desde a desintegração da URSS.
(Lusa, 08/09/2006)
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=3579