Um diagnóstico detalhado sobre o processo de erosão na costa brasileira. Este é o tema do estudo coordenado pelo professor Dieter Muehe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que será lançado, nesta sexta-feira (08/09), durante o 6º Simpósio Nacional de Geomorfologia na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. A publicação "Erosão e Progradação do litoral Brasileiro" tem apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) e do Global Ocean Observing System (GOOS-Brasil).
Para o diretor de Gerenciamento Ambiental e Territorial da Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA, Rudolf de Noronha, o estudo é um trabalho robusto que cobre praticamente todo o litoral fazendo um levantamento dos processos de erosão e degradação. "Para nós, como gestores das políticas públicas da área costeira, é um material precioso. Serve como ferramenta para o gestor público estadual e municipal na elaboração de suas políticas locais e regionais, e como alerta sobre a desenfreada ocupação da nossa costa e da ação antrópica que faz com que se acelerem esses processos naturais", avalia.
De acordo com o professor Dieter Muehe cada Estado que foi analisado pelo estudo traz informações detalhadas da situação da costa, inclusive com ampla bibliografia. "Além de ter uma discrição bastante detalhada por Estado, você também tem uma bibliografia o que vai auxiliar muito os pesquisadores. É um aprofundamento de conhecimento e um início para a definição de uma estratégia de monitoramento", acredita Muehe.
Segundo o estudo, entre as principais causas da erosão está a intervenção do homem nos processos costeiros seguido da urbanização da orla. Ele aponta ainda que no litoral brasileiro a erosão ocorre ao longo de toda a costa e indica a necessidade da aplicação de critérios para a definição de uma faixa de não edificação para fins de proteção e preservação da paisagem costeira. A publicação tem edição limitada e, em breve, será disponibilizada no site do MMA.
À tarde, às 14h, o MMA em parceria com a Universidade Federal de Goiás promove no local do evento uma mesa redonda com especialistas da área para debater a questão da erosão no litoral brasileiro.
(Por Daniela Mendes,
Ministério do Meio Ambiente, 06/09/2006)