Europeus querem peixe com "etiqueta"
2006-09-06
O Parlamento Europeu quer impor um sistema comunitário de etiquetagem ecológica no comércio de pescado, o que pode dificultar exportações para os 25 países- membros. A deputada conservadora espanhola Carmen Fraga Estevez apresentou um relatório com a sugestão, alegando que há tantas certificações privadas que é difícil definir o que significa a expressão "pesca sustentável".
A tendência no Parlamento europeu é pressionar a Comissão Européia a estabelecer uma etiquetagem exigindo que o produtor e exportador provem que os peixes foram capturados e transformados conforme as exigências de sustentabilidade ambiental. Para a deputada, a etiquetagem deve ser independente, para dar mais confiança ao consumidor e combater a pesca ilícita.
A UE depende cada vez mais de importação de pescados. Em 2004, as importações alcançaram 13 bilhoes de euros, e as exportações chegaram a 2,3 bilhoes de euros.
Segundo a agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentaçao (FAO), cerca de 40% da produção pesqueira é comercializada. A demanda crescente ampliou a pesca, ameaçando espécies. O Brasil quer aumentar as exportações de peixes para a UE. Mas Bruxelas já deixou claro que o país precisa se adaptar às suas exigências sanitárias.
(Por Assis Moreira, Valor online, 06/09/2006)
http://www.valoronline.com.br