Líder conservador britânico quer lei contra efeito estufa no Reino Unido
2006-09-04
O Reino Unido deveria fixar metas em lei para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 60% até 2050, disse o líder do Partido Conservador, David Cameron, que fez da questão ambiental - particularmente, do combate ao aquecimento global - um ponto fundamental na reforma da imagem dos conservadores, numa tentativa de reconduzir o partido ao poder após nove anos de domínio trabalhista.
Cameron acusa o premier Tony Blair de não cumprir suas promessas ambiciosas sobre o enfrentamento da mudança climática. Blair já afirmou que quer que o país faça o corte de 60% até 2050, mas o plano do governo não prevê medidas que possam ser impostas com força de lei. O líder conservador desafiou Blair a propor leis que definam metas anuais de redução das emissões dos poluentes responsáveis pelo aquecimento global, afirmando que metas legais tornariam difícil um governo, no futuro, fugir do compromisso.
A estratégia de Cameron, de atacar o desempenho do premier em áreas que os trabalhistas costumavam defender, como meio ambiente e combate à pobreza, vem funcionando. Uma pesquisa recente mostra os conservadores à frente dos trabalhistas na opinião pública.
(AP, 02/09/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=26624