ONG Green Line pede mais esforços para limpar vazamento de petróleo no litoral libanês
2006-09-01
A organização ecologista Green Line advertiu que os esforços realizados até o momento para limpar o vazamento de petróleo no litoral libanês, produzido pelos bombardeios israelenses, têm sido insuficientes."Duas semanas depois da interrupção dos ataques israelenses, nenhuma operação séria de limpeza começou", afirmou a ONG em comunicado.
A Green Line afirmou que somente as ONGs locais e o Exército libanês, apoiados por especialistas internacionais, realizaram "limpezas esporádicas, mas insuficientes". A organização acrescentou que em cinco dias de limpeza autorizada, só pôde retirar areia com petróleo de 200 metros dos 1.600 de extensão da praia de Ramlet el Beida, em Beirute.
O Líbano tenta usar os poucos recursos que sobraram ao fim do conflito para limpar cerca de 15 mil toneladas de petróleo derramadas nas águas do Mediterrâneo. Além disso, o país sofre com as dificuldades geradas pelo bloqueio por mar e ar imposto por Israel.
O vazamento de óleo no mar foi causado pelo bombardeio dos depósitos de combustível da central elétrica de Jiyeh, perto de Beirute, dois dias depois do início do conflito.
(EFE, 31/08/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/ago/31/299.htm?RSS