Indústria Transformadora foi a que mais contribuiu para o efeito estufa em Portugal
2006-08-31
O sector da indústria transformadora foi o que mais contribuiu para o efeito de estufa entre 1999 e 2003, seguida do sector de electricidade, gás e água, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE adianta que, no período em análise, se verificou que a posição dos sectores "é estável", mas existe "uma certa variação conjuntural no sector da Electricidade, Gás e Água que, devido ao facto do país produzir parte da electricidade via barragens hidroeléctricas, fica dependente da quantidade de água armazenada nas respectivas albufeiras.
Uma vez que em 1999 e 2002 esse nível foi baixo, houve a necessidade de recorrer mais aos combustíveis fósseis para produzir electricidade, sendo maior o contributo deste sector para o Potencial de Efeito de Estufa, neste período".
Os sectores da "indústria transformadora", da "electricidade, gás e água" e das famílias foram responsáveis por 80% do total das emissões de dióxido de carbono efectuadas entre 1999 e 2003, adianta a mesma fonte. Já o "sector da "agricultura, silvicultura e pescas", especificamente a "agricultura", foi o principal responsável pela emissão de óxido nitroso, devido ao uso de fertilizantes".
"O sector económico que mais contribuiu para o índice de acidificação foi o da indústria transformadora, seguido de perto pelos de Electricidade, Gás e Água e de Agricultura, Silvicultura e Pescas", de acordo que o INE.
(Por Sara Antunes, Negócios Portugal, 30/08/2006)
http://www.negocios.pt/default.asp?SqlPage=Content_Economia&CpContentId=281391