Fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté implanta SGA e reduz consumo de água
2006-08-31
A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) reduziu em 45% seu consumo mensal de água entre os anos de 2002 e 2006, depois que implantou seu Sistema de Gestão Ambiental e recebeu o certificado de qualidade ISO 14.001 (abril de 2002). A unidade industrial utilizava, em média, 110 mil metros cúbicos de água tratada por mês, o mesmo que uma cidade de 120 mil habitantes. Atualmente, consome cerca de 60 mil metros cúbicos mensais, liberando água tratada dos mananciais para o consumo da população e o crescimento do Vale do Paraíba.
A economia da água deve-se à implantação em 2003 de uma estação de reuso de água e a uma série de medidas de aperfeiçoamento na gestão ambiental da montadora. Um dos destaques, foi uma proposta do mecânico de manutenção Isael Claudino, que sugeriu a instalação de uma canaleta de retenção e reaproveitamento de água nas cabines de pintura.
Apresentada dentro do programa corporativo Geração de Idéias (que premia a criatividade dos empregados), a sugestão reduziu o consumo de água da fábrica em 500 metros cúbicos por dia e gerou uma economia de R$ 705 mil anuais.
Desde o início das operações da fábrica, em 1976, toda água utilizada pela Volkswagen em Taubaté passa por um rigoroso tratamento e retorna limpa ao meio ambiente. Seguindo os parâmetros da Cetesb, o rigoroso tratamento de água começa com a remoção do óleo do esgoto industrial para tanques especiais.
Em seguida, dentro de um tanque de clarificação, os resíduos químicos orgânicos e inorgânicos são aglutinados e decantados pela ação de agentes floculantes, como o hidróxido de cálcio, sulfato de ferro e prolieletrólito. O material decantado, chamado lodo industrial, é prensado e enviado para um aterro industrial.
A água industrial tratada é misturada ao esgoto sanitário e segue para Tratamento Biológico, do tipo lodo ativo, no qual a depuração da sujeira ocorre pela ação de microorganismos na presença de oxigênio. Nesta etapa, a Volkswagen utiliza tecnologia inovadora de injeção de oxigênio de alta pureza. O resultado é a devolução à natureza de água com alto grau de oxigenação, excelente clarificação, pH neutro e livre de impurezas.
(Envolverde, 30/08/2006)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=22014