A China está começando a construir uma refinaria e uma planta industrial em Hefei, capital of província de Anhui, localizada ao Leste do país. O objetivo do empreendimento é transformar grãos em biodiesel.
Com im investimento de US$12,2 milhões, o projeto deve começar a operar neste ano ainda, em tempo de gerar US$ 45 milhões em lucros anuais.
A refinaria vai processar 2 mil toneladas de biomassa por ano a fim de produzir biodiesel como substituto de óleo pesado, diesel e piche de carvão. O biodiesel pode ser usado diretamente para o aquecimento de caldeiras e como combustível de motor em veículos após a melhoria do refino. Também se pode extrair etanol (álcool comum) de biodiesel.
Cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China anunciaram que, no final de junho, eles fizeram importantes avanços na redução dos custos de conversão de grãos e cereais em biodiesel. Segundo o professor Guo Qingxiang, do Laboratório de Biomassa e Energias Limpas da Universidade da Província de Anhui, a redução de custos com essa tecnologia pode chegar a 56,8% em relação ao uso do diesel comum e a 39,1% em relação à do petróleo pesado.
(
Xinhua, 29/08/2006)