A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) está atualizando seu guia de proteção à saúde de mecânicos de automóveis. Para isto, lança um volume intitulado "Melhores Práticas Atuais para Prevenção de Exposição ao Amianto entre Trabalhadores que Reparam Freios e Embreagens".
O documento contém informação tanto para esses profissionais quanto para os demais mecânicos e para usuários não profissionais. Durante 60 dias, o texto ficará publicamente disponpivel para consulta e comentários pelo público.
O guia apresenta práticas de trabalho que devem ser usadas para evitar a exposição ao amianto. Também resume as normas da Admnistração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA)para profissionais mecânicos. Quando estiver finalizada, a publicação vai substituir o atual Guia para a Prevenção de Doenças do Asbesto entre Mecânicos de Carros, conhecido como "Livro de Ouro".
O asbesto é o nome comum dado a um grande número de fibras minerais que ocorrem naturalmente e que são usadas na prpdução de bens manufaturados devido à sua alta força à flexão, resistência ao calor e estabilidade física. Graças a essas propriedades, as fibras de asbesto têm sido empregadas em um grande número de produtos, incluindo partes de embreagens e freios de automóveis.
A exposição ao asbesto é potencialmente prejudicial à saúde humana se fibras microscópicas, liberadas para o ar quando o produto é manipulado, são inaladas para os pulmões. A exposição a essas fibras tem sido associada a diversas doenças sérias, como a asbestose, o câncer de pulmão e o mesotelioma.
Mais informações:
Manual sobre exposição de mecânicos ao amianto.
(Por Dale Kemery,
EPA, 23/08/2006)