Operação Vinhático II desbarata quadrilha que devastava Mata Atlântica na Bahia
2006-08-29
O Ibama desencadeou ontem (28/8) na Bahia a Operação Vinhático II, em parceria com Polícia Federal, Ministério Público e Comissão Executiva do Plano de Lavoura Carvoeira (Ceplac), com objetivo de desbaratar quadrilha que devastava a Mata Atlântica, bioma do qual restam apenas 5% da configuração original. A operação, que até o momento prendeu em flagrante o presidente da Câmara de Vereadores de Camacan, Luiz Malta, abrange toda região sul da Bahia.
Malta é dono de diversas fazendas na região e sua prisão estava anunciada, uma vez que, no ano passado, autuado na Operação Vinhático I, disse, na presença de um Oficial de Justiça, que não pararia com o desmatamento. O dono da Esquadria São Gabriel, José Edson Batisti, também foi autuado pelo descumprimento de embargo da carvoaria. Se for caracterizado que a madeira usada para fazer carvão é de Mata Atlântica, ele será preso ainda hoje. As análises estão sendo realizadas.
Os fiscais continuam em campo vistoriando as serrarias e madeireiras das cidades de Camacan e Santa Luzia, localizadas a cerca de 550 quilômetros de Salvador. A equipe conta com 30 servidores do Ibama e policiais federais, além de caminhonetes com tração 4x4, descaracterizadas, montadas e equipadas. Além dos escritórios regionais do Ibama na região, o Ibama está dando suporte para o sucesso da operação. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, acompanha pessoalmente a operação.
Em maio de 2006, o Ibama realizou a Operação Vinhático I, que resultou na autuação de serrarias e madeireiras com diversas atividades ilícitas. Algumas delas são reincidentes no crime ambiental.
(Por Verbena Fé, Ibama, 28/08/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4296