Ibama autua loja de animais silvestres em Porto Alegre
2006-08-24
O Ibama/RS autuou na terça-feira (22/08) a loja de comércio de animais Bicharada, localizada no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, e recolheu nove animais que se encontravam em exposição, à venda.
Embora possua licença para a comercialização de animais silvestres (nativos e exóticos), a loja apresentava pendências com o órgão ambiental e foi multada em R$ 4.500 reais, ou seja, R$ 500 reais por animal, com base no artigo 29 da Lei dos Crimes Ambientais. De acordo com o artigo 29 da Lei 9.605/1998, constitui crime "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida".
Os animais estavam alojados em gaiolas minúsculas para seus tamanhos, que impediam sua movimentação. As gaiolas onde estavam os tucanos não permitiam que os pássaros sequer abrissem as asas. Entre as pendências da loja estão: a falta de notas de compra de alguns animais e o atraso no envio dos croquis, especificando onde e como os animais ficariam alojados.
Foram apreendidos uma arara canindé, quatro papagaios asiáticos, dois tucanos e duas jibóias. Os pássaros foram conduzidos ontem mesmo para um criadouro conservacionista, em Três Coroas, e os dois filhotes de jibóia permaneceram até hoje no Núcleo de Fauna e depois foram destinados para um criadouro conservacionista.
De acordo com o chefe do Núcleo de Fauna, Mário Tischer,a autuação atende além da demanda do Ministério Público Federal sobre as condições de animais à venda em lojas comerciais, às inúmeras denúncias e reclamações feitas pela população para o Ibama. A autuação foi realização pelos analistas ambientais Emerson Skrabe e Sergei Weschenfelder e pelo fiscal Rudnei Neves de Azevedo.
(Por Lena Annes, Assessoria de Comunicação do Ibama/RS, 24/08/2006)