EPE fará novas rodadas de seminários e discussões técnicas para discutir bacia do Rio Uruguai
2006-08-23
A Empresa de Pesquisas Energética (EPE) do governo federal fará nova rodada de reuniões técnicas e seminários para consulta pública sobre a avaliação ambiental integrada dos aproveitamentos hidroelétricos da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.
As reuniões técnicas acontecerão no dia 18 de setembro em Florianópolis (SC) e no dia 19 em Porto Alegre. E os seminários em Lajes (SC) no dia 25, Chapecó (SC) no dia 16, Erechim no dia 27, Ijuí no dia 28 e Uruguaiana no dia 29.
O objetivo destes eventos é avaliar a situação socioambiental da Bacia do Rio Uruguai com os empreendimentos hidroelétricos implantados e os potenciais barramentos previstos, considerando os efeitos sinérgicos e cumulativos resultantes dos impactos ambientais ocasionados pelo conjunto desses empreendimentos sobre os recursos naturais e as populações. Também são analisados aspectos sobre os usos atuais e potenciais dos recursos hídricos em três cenários de planejamento, correspondentes ao atual, médio prazo (2015) e longo prazo (2025).
O técnico Paulo Soares Blessmann, da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações, que participou de eventos desta natureza em agosto, diz que as reuniões levam em conta a necessidade de compatibilizar a geração de energia com a conservação da biodiversidade, a sociodiversidade ea a tendência de desenvolvimento socioeconômicos da bacia, à luz da legislação ambiental. Os eventos também traçam diretrizes para o desenvolvimento sustentável da região utilizando indicadores socioambientais, objetivando a redução dos riscos e incertezas inerentes à implantação de usinas hidrelétricas.
(Informações do Governo do RS, 22/08/2006)
http://www.rs.gov.br/