Acre se prepara para operar Documento de Origem Florestal
2006-08-22
Servidores do Ibama, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Ministério Público participam de treinamento para operar o Documento de Origem Florestal (DOF), que entrará em vigor a partir de setembro em substituição à Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs).
O treinamento de 14 servidores iniciou-se ontem (21/8) e segue até amanhã, em Rio Branco, no centro de informática do Imac. O chefe de gabinete da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, Marcelo Cruz, está no Acre para acompanhar a implementação do DOF, uma das etapas do processo de descentralização do controle de produtos florestais para o governo do Acre.
Segundo ele, a implementação do novo sistema é uma das tarefas do grupo de trabalho integrado por representantes dos governos estadual e federal, responsável também por auditorias em planos de manejo e no sistema de comercialização de madeira.
O grupo foi criado após a realização da Operação Novo Empate, neste ano, quando Ibama e Polícia Federal desmantelaram quadrilha atuante no Acre, que fraudava ATPFs e comercializava madeira ilegal.
(Por Sandra Sato, Ibama, 21/08/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4257