Sede nacional do Projeto Peixe-Boi Marinho vira sala de aula
2006-08-22
Durante todo o dia 25/8 a sede nacional do Projeto Peixe-Boi Marinho, principal projeto executivo do Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos (CMA) do Ibama, na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, será transformada em sala de aula. É que neste dia a médica veterinária da Fundação Mamíferos Aquáticos, Fernanda Niemeyer, estará ministrando um mini-curso intitulado Estudo dos Mamíferos Aquáticos, como parte do I Bioenfoque.
O mini-curso terá início com uma aula teórica no dia 24 de agosto, na UFRPE, na qual serão abordados temas como as interações antrópicas, biologia e importância ecológica, além da distribuição dos mamíferos aquáticos no litoral brasileiro. No dia seguinte (25) acontecerá a aula prática no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) do CMA/Ibama.
“Uma vez que o acesso a estas instalações é extremamente restrito, sob pena de interferência com o manejo dos animais, haverá um limite de no máximo 20 alunos para este mini-curso. Contudo, na aula teórica poderão ser admitidos observadores não-inscritos, de acordo com a capacidade do local”, explica a Analista Ambiental, responsável pelo CETAS/CMA/Ibama, Luisa Lopes.
Os inscritos poderão visitar o plantel de reprodução de peixe-boi marinho e ainda acompanhar as atividades de manejo do Centro, como a biometria e a coleta de material biológico de um animal adulto. O Projeto Peixe-Boi Marinho é executado pelo CMAIbama, em co-gestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos e, desde 1997, conta com o patrocínio oficial da Petrobras.
O I Bioenfoque é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e tem como objetivo a apresentação de diversas atividades que fomentam áreas como a biologia, ecologia e biotecnologia.
O evento está sendo organizado pelo professor Nicodemos Teles de Pontes Filho, tutor do PET de Biologia daquela instituição e está aberto a participação de alunos, profissionais, professores e técnicos. Interessados em participar poderão efetuar as inscrições na sala do PET de Biologia, localizada no prédio central da UFRPE.
Fernanda Niemeyer é graduada em medicina veterinária pela Universidade do Grande Rio (RJ) e é especializada em Saúde Pública e Direito Ambiental. A veterinária é mestranda em Desenvolvimento de Meio Ambiente, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, com uma dissertação sobre a interação da pesca artesanal com os cetáceos no litoral da Costa Branca (RN).
(Por Luís Boaventura, Ibama, 21/08/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4261