A Aspen Combustíveis anunciou na semana passada o início da distribuição, em postos de bandeira branca de Ribeirão Preto e região, da chamada mistura B-2, ou seja, biodiesel misturado ao diesel de petróleo na proporção de 2%. Empresa com base própria de distribuição de combustível em Paulínia, a Aspen é uma das primeiras independentes no Estado de São Paulo a distribuir biodiesel.
O volume, por enquanto, é pequeno. São distribuídos mensalmente 300 mil litros de B-2 para 200 postos em São Paulo e Mato Grosso, o que representa 6 mil litros de biodiesel puro por mês. A Aspen, no entanto, espera dobrar o volume distribuído no período de três meses. A empresa se antecipou à determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que regulamenta a obrigatoriedade do acréscimo de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo a partir de 2008, e em junho iniciou a operação com o combustível alternativo.
Segundo a Aspen, o biodiesel é produzido pela Fertibon, de Catanduva, uma das oito credenciadas da ANP a produzir o combustível. A Fertibon possui centenas de amostras de biodiesel etílico (que usa álcool em seu processo de produção) de diversas oleaginosas, como nabo, girassol, soja, algodão, pequi, canola, macaúba, babaçu, mamona, amendoim, linhaça, gergelim, nabo forrageiro, buriti, castanha-do-pará, semente de maracujá, andiroba e manteiga de cupuaçu, além de sebo animal.Para crescer, a Aspen investe no aumento da armazenagem do produto e em novos misturadores. Quanto ao carregamento, a empresa já usa o sistema automatizado, que permite maior controle do produto final.
Segundo o gerente comercial da Aspen Combustíveis, Wonei Nardari, a empresa possui laboratório próprio para a análise dos produtos. "É feita a conferência de cada lote de combustíveis na chegada em Paulínia para a certificação de qualidade. Se o biodiesel não estiver em conformidade, o produto é rejeitado", afirma. "Na saída, também é recolhida uma amostra como forma de garantir a qualidade de produto", acrescenta Nardari.
(Por Edson Álvares da Costa,
Gazeta Mercantil, 21/08/2006)