Banana ecológica é alternativa para ajudar a elevar renda de fumicultores em Candelária
2006-08-21
Produtores do Vale do Rio Pardo estão investindo no cultivo de banana ecológica para garantir o auto-abastecimento da região. A fruta também surge como alternativa à lavoura fumageira, que é a base da renda das famílias.
Com o apoio do escritório municipal da Emater/RS, quatro produtores rurais da localidade de Passa Sete, no interior de Candelária, começaram, há três anos, a plantar banana e já estão colhendo os resultados. Nelson Reis, Claudiomiro Pereira, Adir e Onivaldino Costa conseguiram mudas das variedades caturra e prata. Reis já começou a comercialização das bananas todos os sábados na feira ecológica local. Ele recebe, em média, R$ 0,80 pelo quilo da variedade prata. Os quatro produtores afirmam que ainda estão em fase de experiência, mas já prevêem redução na área de fumo caso o resultado com as frutas seja positivo.
Cada produtor plantou de um a dois hectares em sua propriedade, com 600 a 700 pés por hectare. O bananal se localiza na encosta do morro, em área onde há maior proteção contra as geadas. Os agricultores não utilizam agrotóxicos. As áreas receberam apenas fosfato natural, calcário e esterco. A expectativa é de obter 2,8 mil cachos de banana por hectare por ano, com média de 25 quilos cada. Claudiomiro Pereira afirma que, mesmo com grande produção, a área plantada atualmente será suficiente apenas para atender a 20% de demanda no município. Os agricultores se preparam agora para a construção de um galpão para o amadurecimento da fruta após a colheita. O grupo participou de um curso promovido pela Emater em São João do Polesine e busca informações sobre o sistema.
(Correio do Povo, 19/08/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp