França ajudará a limpar mancha de petróleo do Mediterrâneo
2006-08-18
O Ministério de Ecologia francês informou que a França destinará um milhão de euros, em material e ajuda humanitária, para ajudar a limpar a mancha de petróleo que atingiu o Mar Mediterrâneo, no litoral do Líbano, devido aos bombardeios israelenses. Esta ajuda inclui o envio de 1.500 metros de barreira para isolar a mancha de combustível - o que representa 10% da reserva do material da França - e o envio de pessoal qualificado para utilizá-la, disse o ministério, em comunicado.
A França ajudará também com o estudo estratégico e financeiro do Centro de Documentação e de Investigação sobre a Contaminação das Águas (Cedre, na sigla em francês). O Cedre foi designado para comandar o grupo internacional de analistas encarregado de elaborar um plano de ação proposto na quinta-feira em uma reunião na Grécia entre a Organização Marítima Internacional, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Comissão Européia e países da região afetada.
O bombardeio israelense da companhia de energia Jieh, 30 quilômetros ao sul de Beirute, nos dias 13 de julho e 15 de agosto, provocou o derramamento de 10 a 15 mil toneladas de petróleo que se espalharam por 150 quilômetros do litoral e atingiu parte da Síria.
(Efe, 18/08/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=26342