China volta a sacrificar cães em massa para combater a raiva
2006-08-18
Agentes da Polícia vão patrulhar os parques, praças e ruas da cidade de Nanjing, no leste da China, para capturar e matar todos os cães de rua, numa nova campanha contra a raiva, informa nesta quinta-feira (17/08) o jornal "China Daily". A nova norma proíbe os proprietários de cachorros de levarem seus animais de estimação a lugares públicos, com multas de até US$ 125.
Qualquer cachorro que entre numa área pública sem "uma razão adequada", como "precisar de tratamento médico" ou "participar de uma apresentação", poderá a partir de agora ser sacrificado, diz o jornal. A campanha começa depois de 11.000 habitantes se vacinarem contra a raiva entre janeiro e julho. Muitos deles foram mordidos por cachorros.
A China viveu neste verão três epidemias de raiva, basicamente em zonas rurais. A doença causou 19 mortes e obrigou o sacrifício em massa de cachorros. Autoridades do Ministério da Saúde dizem que são casos "isolados", e que não se pode falar de uma tendência generalizada. Os duros métodos de sacrifício causaram protestos de grupos de ambientalistas, que defendem a vacinação dos cães como política de prevenção.
(Efe, 17/08/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=26311