Especialistas propõem integração de pesquisas sobre mudanças climáticas nas Américas
2006-08-18
Quarenta especialistas de 13 países americanos estão reunidos há uma semana na cidade de Cachoeira Paulista, no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de propor a integração das pesquisas sobre as áreas ambientalmente afetadas por mudanças climáticas. O encontro será encerrado hoje (18/8), com a elaboração de um documento contendo recomendações e propostas em relação aos projetos discutidos.
Ontem (17/8), os participantes discutiram, em grupos, como será a integração das instituições científicas dos 13 países nas pesquisas que envolvem as variações climáticas e as atividades a serem desenvolvidas em conjunto, depois de uma semana de debates sobre temas como o uso do solo e a cobertura vegetal.
Marcella Ohira, uma das coordenadoras do Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI), que promove o encontro, explicou que a proposta é envolver diversos segmentos que tratam de projetos nas áreas de clima, agricultura, recursos hídricos e saúde, por exemplo, permitindo que os países se antecipem aos fenômenos naturais e gerenciem recursos e planejamento.
“As mudanças climáticas afetam a produção agrícola, os recursos hídricos, a questão da energia elétrica, o turismo e até a saúde pública, pois em determinados períodos é maior a incidência de doenças como dengue e malária”, informou.
A comunicação entre as instituições e o trabalho integrado possibilitarão, segundo Ohira, que os países reduzam os efeitos de fenômenos como secas e inundações, e criem formas de evitar catástrofes naturais. A especialista lembrou ainda que certos tipos de clima são favoráveis à cultura de determinados tipos de grãos, o que pode gerar benefícios a alguns países.
(Por Isabela Vieira, Agência Brasil, 17/08/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/08/17/materia.2006-08-17.6414235239