Canadá planeja “Clean Air Pact” como alternativa a Kyoto
2006-08-17
O Primeiro Ministro do Canadá, Stephen Harper, está planejando propor ao parlamento na última semana de setembro o “Clean Air Act”. Desde que assumiu o cargo no início do ano, o Governo Conservador de Harper tem criticado o Protocolo de Kyoto, que antes tinha o apoio do Governo Liberal. Harper declarou que o Canadá não atingirá a sua meta de Kyoto para a redução das emissões de gases do efeito estufa em 6% abaixo do nível de 1990.
Mas, a Ministra do Meio Ambiente, Rona Ambrose, anunciou em maio que o Canadá tentaria cumprir seus compromissos, mas somente se for permitido que o país diminua a sua meta de redução das emissões para a segunda fase do acordo após 2012.
Em vez dos mecanismos de redução das emissões de Kyoto, Harper tem incentivado um plano “made in Canadá”, composto de um “Clean Air Pact” e acompanhado pelo “Green Plan II”. Outras provisões discutidas incluem a participação no mercado de carbono da União Européia e o aumento da utilização do etanol.
A próxima tarefa de Harper é convencer os cidadãos que o Protocolo de Kyoto não é eficaz. Governantes das províncias do Canadá se opuseram às tentativas do Partido Conservador de acabar com o Tratado e de reduzir fundos para medidas anti-poluição.
(Por Fernanda B Muller, Carbono Brasil, 16/08/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=26303