Para especialistas, carro elétrico será movido a mais tipos de energia
2006-08-17
Apesar de a tecnologia disponível ser suficiente para carros rodarem exclusivamente com energia elétrica, as projeções não consideram provável uma migração expressiva a essa tecnologia nos próximos anos. O que mais se aventa - e se produz, no setor de carros elétricos - são os veículos híbridos. Estima-se que os EUA produzam 300 mil carros híbridos convencionais por ano. Ele é abastecido com gasolina, mas dotado de gerador de eletricidade, que faz o combustível render até 30% mais.
Mesmo argumentando que a energia elétrica é menos poluente que os combustíveis atuais e que, pela mecânica mais simples, o carro pode ter custo menor de manutenção, os especialistas não acreditam que os veículos elétricos vão tomar o mercado logo. "O consumidor está acostumado a gastar poucos minutos no posto e ganhar centenas de quilômetros de autonomia", explicou Jayme Buarque de Hollanda, diretor geral do INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética), durante seminário sobre veículos elétricos.
Mas a tecnologia dos veículos elétricos pode reagir com competitividade. Pietro Erber, do INEE, comparou as baterias dos carros atuais às baterias dos primeiros celulares: "Espera-se uma evolução semelhante".
(Por Ernane Guimarães Neto, Folha de S. Paulo, 16/08/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1608200628.htm