CNPq apóia cursos de formação em biotecnologia
2006-08-17
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe, até o dia 2 de outubro, propostas para a realização de cursos de curta duração de formação de recursos humanos em biotecnologia.
Estão disponíveis R$ 500 mil para cursos no Brasil, no âmbito do Programa Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), entre março e dezembro de 2007.
Segundo o CNPq, o objetivo do edital é expandir o conhecimento básico e aplicado sobre biotecnologia, apoiando grupos atuantes na área para realização de cursos de curta duração em nível de pós-graduação.
Entre os temas compreendidos estão técnicas moleculares aplicadas à análise proteômica, biotecnologia aplicada à prospecção da biodiversidade para o desenvolvimento de bioprodutos, taxonomia molecular e análise filogenética e utilização de biomassa para a produção de biocombustíveis.
Os cursos deverão ter interesse comum ao Brasil e à Argentina e serem 40% teóricos e 60% práticos, com duração entre duas e quatro semanas. O corpo docente deverá ter um professor argentino, que pode ser indicado pela Secretaria Técnica do CBAB.
As propostas serão avaliadas e classificadas pelo Comitê Assessor Binacional da Escola Brasileira-Argentina de Biotecnologia, constituído por representantes da comunidade acadêmica dos dois países.
Mais informações: www.cnpq.br/editais/ct/2006/032.htm
(Agência FAPESP, 16/08/2006)
http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=5950