Diretoria de Floresta capacita multiplicadores para novo sistema de controle de produtos florestais
2006-08-16
A Diretoria de Florestas iniciou ontem (15/8), em Brasília, a capacitação de cerca de 80 servidores do Ibama para operarem o novo sistema de controle de produtos florestais (DOF) que vai substituir as antigas ATPF no inicio do próximo mês.
Esses servidores representam as 27 Unidades da Federação e ao final do encontro, serão multiplicadores em seus estados. "Ao retornar, eles levarão material didático para capacitar o corpo técnico das superintendências e gerências executivas dentro da lógica do novo sistema", afirma Carlos Fabiano Cardoso, coordenador do evento, que vai de hoje a sexta-feira, dia 18 no Centro de Treinamento do Ibama (Centre).
Yugo Marcelo Miyakawa, da Superintendência do Mato Grosso, está otimista quanto à substituição do antigo sistema. Para ele o DOF é mais seguro e eficiente, por oferecer controle on line do processo. "O sistema antigo era primitivo, tipo cara-crachá. Com o DOF, não precisaremos mais esperar meses para finalizar os processos de transporte de madeira", afirma.
Miyakawa enxerga outra vantagem no DOF. Segundo ele, por ser informatizado, o novo sistema permite que as imperfeições sejam ajustadas com a prática. "Vejo, por exemplo, que o novo sistema não limita o aproveitamento dos resíduos da madeira pela indústria. Isso, no meu entendimento, tem de ser aperfeiçoado", acredita.
(Por Luiz da Motta, Ibama, 15/08/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4233