Proteção civil portuguesa alerta para derramamento de nafta no rio Tâmega
2006-08-15
Um derramamento de nafta detectado num depósito de uma empresa de co-geração está a ameaçar o rio Tâmega, em Covelas, alertou esta semana a Protecção Civil. As autoridades receiam que a poluição atinja as captações de água de Marco de Canavezes. A Covelas Energia, empresa de co-geração responsável pelo aquecimento das piscinas municipais de Amarante, detectou a fuga e, alegando um erro técnico, contatou a GNR e as entidades responsáveis.
A empresa acionou o seu plano de emergência e está a utilizar "bóias e absorventes que estancaram a progressão dos resíduos", informa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). No local está a GNR e uma equipe do Serviço de Proteção da Natureza.
As autoridades tentam travar a progressão do derrame, que se direciona para as captações de água da rede de abastecimento público de Marco de Canaveses, a uma distância de dez quilômetros. O rio Tâmega está a cem metros. A proteção civil já comunicou o incidente à Marinha Portuguesa e à Câmara Municipal de Marco de Canavezes.
(Ecosfera, 11/08/2006)
http://ecosfera.publico.pt/noticias2005/noticia5484.asp