Incêndio devasta metade da área de parque em Caldas Novas (GO)
2006-08-15
A baixa umidade, o difícil acesso à região e a falta de equipamentos do Corpo de Bombeiros de Goiás colaboraram para a devastação de metade da área verde do Parque Estadual da Serra de Caldas, em Caldas Novas (GO). O incêndio teve início no último sábado (12/8), mas só começou a ser controlado nesta segunda-feira. O Parque, que fica na principal entrada da cidade, tem 125 km2 . De acordo com os bombeiros, o fogo consumiu 60 km2 da área.
Cerca de 100 homens, entre bombeiros, policiais e moradores da região ajudam a controlar o incêndio. No entanto, faltam equipamentos como helicópteros para o combate ao fogo. Por isso, o único meio para conter as chamas são os abafadores. Segundo o comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros de Goiás, major Mauro Gonçalves, os caminhões não chegam ao interior do parque. "É uma mata fechada, o que dificulta a ação. Além disso, as chamas são tão altas que impedem os homens de se aproximarem do fogo", explica.
Os bombeiros acreditam que o incêndio foi criminoso. "Pela maneira como o fogo se estendeu na vegetação, certamente foi provocado por alguém que tinha intenção de queimar o parque", afirma Gonçalves. O major espera conter os três últimos focos ainda nesta manhã. Depois disso, a preocupação é com os animais silvestres e aves que habitam a área. "É um grande prejuízo ambiental. Nesta época do ano, as aves deixam seus ninhos nas árvores secas. O incêndio queima os ovos e impede o nascimento dos animais", explica o bombeiro.
(Estado de Minas, 14/08/2006)
http://www.uai.com.br/uai/noticias/agora/nacional/254528.html