Incêndio destrói 60 mil m² do Parque Nacional do Iguaçu
2006-08-15
Desde sábado (12/8), um incêndio destrói parte do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. O parque abriga as cataratas do Iguaçu e é considerado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) Patrimônio Natural da Humanidade.
Segundo o tenente Amarildo Ribeiro, do Corpo de Bombeiros de Cascavel, no sudoeste do Estado, aproximadamente 60 mil m² do parque foram atingidos pelo fogo. "O incêndio está fora de controle", afirma Ribeiro.
Trinta e cinco homens participaram da operação de combate ao fogo nesta segunda-feira (14/8), com abafadores, bombas costais (espécies de mochilas com água), enxadas e foices, usadas para arrancar a mata que serve de combustível para o fogo.
Um helicóptero alugado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) também foi usado na operação, para levar homens para o local do fogo e jogar água nas frentes de incêndio. Hoje (15/8) o tenente Ribeiro espera receber reforço de ao menos 15 homens.
A principal suspeita é de que o fogo tenha sido causado por caçadores que invadem o parque para realizar caçadas e acendem fogueiras durante a noite. Com a estiagem que atinge toda a região Sul e a baixa umidade do ar, a mata fica seca e a fogo se alastra com facilidade.
(Folha de S. Paulo, 14/08/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u125026.shtml