A praia de Ipanema recebeu, sábado (12/08), o plantio de 20 mudas de espécies nativas em mais uma etapa da ação de recuperação, revitalização e manutenção do Guaíba promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam). A tarde ensolarada, acompanhada de chimarrão e descontração, oportunizou aos técnicos ambientais orientarem a comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente. Entre os pontos destacados estão o cuidado com árvores recém-plantadas, a condução de cães na guia e o recolhimento de dejetos caninos naquela área. O coordenador do projeto Guaíba Vive, Rodrigo Cunha, esclarece que a orla está com sinalização indicando o conteúdo da lei 8.840/2001, relativa a esse tema.
O ato na praia de Ipanema foi organizado através dos projetos de Educação Ambiental e Guaíba Vive, contando também com a presença de escoteiros e alunos da Escola Estadual Custódio de Melo. Durante esta semana, o plantio se estenderá pela orla, atingindo Guarujá, Belém Novo e Lami. O secretário municipal de Meio Ambiente, Beto Moesch, explica que a meta é plantar junto à orla do lago o total de 5 mil mudas especiais do viveiro, com bastante enraizamento.
O próximo ato na orla está previsto para ocorrer no último final de semana de novembro, quando será comemorado o Dia do Guaíba, encerrando as atividades de plantio deste ano. Entre as espécies plantadas estão figueiras, ingá-da-beira-de-rio, camboatá, tarumã-preto e cocão.
(
Correio do Povo, 14/08/2006)