Bombeiros seguem em alerta na Serra do Tabuleiro (SC)
2006-08-14
Os focos de incêndio provocados pela estiagem não estão dando folga ao bombeiros da Grande Florianópolis. Na manhã desta sexta (11/8), as equipes do grupamento se dividiram para terminar os trabalhos no morro dos Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz, e apagar um princípio de incêndio na entrada da praia da Pinheira, em Palhoça. Desde o início da semana, as guarnições têm tido bastante trabalho por causa de dois grandes incêndios. No morro da Joaquina, sete hectares de vegetação nativa foram destruídos, além de outros prejuízos ecológicos de menores proporções em Ponta das Canas e na Barra da Lagoa, na parte insular da Capital.
O fogo no morro dos Pilões, o quarto foco registrado este ano em área pertencente ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, começou na quarta-feira e se alastrou por cerca de 100 mil metros de mata cerrada - 10 hectares. "O fogo diminuiu bastante, não existem mais chamas, mas ainda existe a queima de matéria orgânica do solo", explicou o comandante da área, tenente Diogo Bahia Losso. O militar prevê que a queima estará controlada a partir de hoje, por conta do trabalho realizado ontem por 19 cadetes e 11 bombeiros.
"Para evitar que a terra continue queimando, é preciso limpar com enxadas ao redor para evitar que o calor se alastre", argumentou. O procedimento é fazer uma pequena estrada na mata, funcionando como cordão de isolamento. "O incêndio demandou grande apoio logístico por se encontrar em área de difícil acesso, no alto do cume", explicou o comandante. Losso conta que a única forma de chegar ao local foi com auxílio de helicóptero.
Os equipamentos utilizados pelos bombeiros para combater incêndios incluem batedores com tiras de mangueira, bombas costais de 50 litros para áreas de difícil acesso dos caminhões pipas e helicópteros da Polícia Militar (PM) que captam água de fontes próximas por meio de bombas de sucção. O efetivo da Grande Florianópolis conta com 90 bombeiros distribuídos em 11 bases.
(A Notícia, 12/08/2006)
http://portal.an.uol.com.br/ancapital/2006/ago/12/1ger.jsp