Quatorze comunidades nos Estados Unidos estão adiantadas em relação a um cronograma do governo, liderado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), que prevê a redução do nivel de ozônio na atmosfera. Em razão desse progresso, a EPA está propondo deferir certos requerimentos sobre a poluição por ozônio.
Como parte do programa voluntário Ações Compactas Adiantadas, essas comunidades comprometem-se a atingir os níveis mais estritos de emissões de ozônio para padrões de 8 horas, conforme parâmetros adotados até 31 de dezembro de 2007, os quais estão dois anos à frente do que é requerido pelo Clean Air Act - a principal lei nacional sobre qualidade do ar.
O programa concede fortes incentivos para estados e municipalidades desenvolverem estratégias inovadoras e acessíveis para melhorar a qualidade do ar quanto às emissões de ozônio, de forma a engajar comunidades locais. Em todo o país, existem 29 áreas participando do programa. Quinze delas já atingiram os padrões estabelecidos e decidiram manter-se vinculadas como voluntárias.
(
EPA, 04/08/2006)