Schwarzenegger segue sem o apoio de Bush na luta contra o aquecimento global
2006-08-09
O Primeiro Ministro Britânico Tony Blair e o Governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger assinaram na semana passada um acordo para cooperação mútua em relação às mudanças climáticas. Mas, espere um minuto. Esta frase não deveria dizer o Presidente Bush e o Primeiro Ministro Britânico Tony Blair assinaram um acordo...?
A administração Bush não aceitou o acordo, pois não acredita que o aquecimento global seja uma ameaça grave ao meio ambiente. Como resultado, o maior estado Norte Americano e seu melhor amigo assinaram um acordo sem qualquer aprovação da administração Bush.
Para ser sincero, o acordo Blair- Schwarzenegger é apenas uma promessa na qual a Inglaterra e a Califórnia irão colaborar entre si com pesquisas relacionadas com a queima de combustíveis mais limpos, e explorar os benefícios de um programa de mercado de carbono, que permite que poluidores comprem e vendam ‘permissões’ para a emissão de gases do efeito estufa.
Também se deve lembrar que o Governador Republicano da Califórnia percebeu uma oportunidade de se distanciar de Bush em um assunto que é muito popular entre a população do seu estado. Ele tornou o meio ambiente o centro da sua campanha de re-eleição. Desconsiderando a administração Bush, há um consenso mundial que o aquecimento global é real e que a ação antrópica é a causa.
Quando os Estados Unidos rejeitaram o Protocolo de Kyoto, acordo assinado entre mais de 100 países para reduzir a gradual destruição da Terra, a administração Bush declarou que não assinaria, pois isso afetaria a economia do seu país. Enquanto isso, a Califórnia e outros estados estão agindo independentemente sobre o assunto.
Massachusetts é um dos 12 estados que está pressionando a Agência de Proteção Ambiental (EPA - Environmental Protection Agency) para regular as emissões de gases do efeito estufa sob o Clean Air Act, de 1970. A Casa Branca argumentou contra tal regulamentação, optando por um controle voluntário das emissões de dióxido de carbono.
(Carbono Brasil, com informações de The Republican, 08/08/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=14388&iTipo=5&idioma=1