Entre as principais atrações do Parque Nacional está a nascente histórica do Rio São Francisco
2006-08-09
É difícil acreditar que um fio d´água, que surge entre as pedras e deixa a terra lamacenta, vai se transformar, quilômetros adiante, no segundo maior rio do Brasil - o São Francisco. Sua nascente encontra-se dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, área com mais de 700 mil metros quadrados e quatro portarias: em São João Batista do Glória (a 350 quilômetros de Belo Horizonte), em Sacramento (480 quilômetros) e duas em São Roque de Minas (a 319 quilômetros da capital mineira).
Criado em 1972 com o objetivo de preservar algumas das nascentes que formam o Velho Chico, o Serra da Canastra tem características distintas de outros parques nacionais. Por ele, por exemplo, passa uma estrada onde circulam carros, motos, bicicletas e até caminhões - só não se pode entrar a cavalo.
O cerrado, vegetação predominante no local, já foi bastante modificado. Isso porque, antes da criação do parque, a região era repleta de fazendas de gado. Por isso, entre as atrações estão o Curral de Pedras, construído por escravos, e a Garagem de Pedras, próximos da portaria de São João Batista do Glória.
Ainda assim, o parque é lar para animais como lobo-guará, pato-mergulhão, tatu-canastra e veado-campeiro. Gaviões-reais e seriemas aparecem com freqüência. Mas a estrela é o tamanduá, que pode aparecer pela manhã ou no fim da tarde.
Reserve de três a quatro dias para conhecer todo o parque. Vá, de preferência, num 4X4 - não é necessário, mas esse tipo de veículo dará mais conforto em alguns trechos. Vale lembrar que o parque é muito bem sinalizado.
No gosto popular
A nascente histórica do Rio São Francisco fica próxima da portaria principal de São Roque de Minas. Uma imagem de São Francisco marca o ponto, e sob ela, deveria sair uma bica d´água - que não funciona mais. Há poucos meses, geógrafos mapearam um outro ponto, mais distante, como nascente do rio, ainda não oficializado. Mas não adianta: o lugar conhecido por décadas como a origem do Velho Chico caiu no gosto popular.
Dali, vá para a parte alta da Cachoeira Casca D´Anta, com 186 metros de altura. Há vários pontos com piscinas naturais, ótimas para banho. A caminhada da parte alta até a mais baixa da cachoeira tem cerca de 2 quilômetros, mas é pesada. Por isso, é recomendável reservar um dia para explorar apenas a parte baixa, entrando pela portaria Casca D´Anta, também em São Roque de Minas: são 44 quilômetros de estrada e cerca de 15 minutos de trilha. Imperdível.
Fora do parque
Há poucas cachoeiras no parque. Boa parte delas fica fora dos limites da reserva, em áreas particulares. Há 20 só na propriedade de Álvaro Guaritá, na fazenda Portal da Canastra (0--34-3661-4808), a 4 quilômetros da portaria de Sacramento. Lá, além das quedas-d´água, há atrações para quem quer curtir dias de vida no campo.
São apenas cinco suítes simples, mas confortáveis. Na cozinha, leite e queijo produzidos no local, além da comida típica mineira. "Tem gente que acorda cedo para participar da rotina da fazenda", conta Guaritá.
Parque Nacional da Serra da Canastra: diariamente, das 8 às 18 horas. Tel.: (0--37) 3433-1840
(Por Adriana Moreira, O Estado de S. Paulo, 08/08/2006)
http://www.estado.com.br/suplementos/viag/2006/08/08/viag-1.93.28.20060808.16.1.xml