Chuvas de monção causam centenas de mortes na Índia
2006-08-08
Centenas de pessoas morreram e mais de 216 mil foram removidas na Índia devido às inundações provocadas pelas fortes chuvas de monção, informou hoje (08/08) a rede de televisão local NDTV. O Estado mais afetado é o de Gujarat, no noroeste do país. Cerca de 190 mil habitantes tiveram que ser deslocados de diferentes regiões, a maioria da cidade de Surat, que foi alagada devido ao transbordamento do rio Tapti.
Cinco colunas do Exército foram enviadas para colaborar nos trabalhos de resgate em Surat. Na cidade de Vadodara, também em Gujarat, os colégios anunciaram o fechamento de suas salas de aula por tempo indefinido devido às inundações. As precipitações também afetaram o Estado de Maharashtra, também no litoral oeste. Na capital, Mumbai, cerca de 70 pessoas morreram e 26 mil foram evacuadas.
A região de Pune, em Maharashtra, também registrou fortes inundações nos últimos dias. A situação deve piorar, já que quatro represas estão saturadas. A região de Nashik viu as piores chuvas dos últimos 15 anos. A água na capital tem afetado o trânsito rodoviário, ferroviário e aéreo há três dias.
Ontem à noite, choveu pouco em Mumbai. Espera-se que a situação melhore ao longo do dia de hoje. Forças do Exército foram postadas no Estado de Maharashtra para acompanhar a evacuação dos povoados inundados. No Estado de Chattisgarh, no centro da Índia, oito pessoas morreram e pelo menos 100 estão desaparecidas.
Em Andhra Pradesh, também no centro do país, as chuvas dos últimos cinco dias causaram a morte de 94 pessoas e o Governo regional pediu ao primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, que declare a situação de "calamidade nacional". As chuvas da monção, entre os meses de julho e setembro, provocam a cada ano graves inundações na Índia.
(EFE, 08/08/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2479501-2480000/2479615/2479615_1.xml