British Petroleum inicia fechamento de maior poço petrolífero dos EUA
2006-08-08
A companhia British Petroleum (BP) iniciou o fechamento do maior poço petrolífero dos Estados Unidos, que fica no Alasca, após descobrir uma grande corrosão e um pequeno vazamento em um dos oleodutos, informou a empresa em comunicado. "O fechamento do campo levará vários dias", afirmou a empresa, que adiantou que deixará de produzir cerca de 400.000 barris de petróleo diários, cerca de 8% do petróleo consumido por dia nos EUA. A companhia petrolífera disse que conseguiu conter o vazamento e que iniciou os trabalhos de limpeza.
"Sentimos que foi necessário tomar esta medida, e pedimos desculpas à nação e ao Estado do Alasca pelo impacto negativo que causará", disse Bob Malone, presidente da BP para os EUA, no comunicado divulgado pela empresa. Malone acrescentou que a produção só será retomada depois que a empresa e o governo americano determinarem que o poço pode ser operado de forma segura, e não representa uma ameaça ao meio ambiente.
A decisão, divulgada no domingo (06/08) e que começou a se materializar nesta segunda-feira, exerceu pressão em alta sobre os preços do barril de petróleo Brent, de referência na Europa, que está sendo negociado acima dos US$ 77. A BP já enfrenta uma investigação criminal devido a um derramamento no mesmo campo petrolífero, na baía de Prudhoe.
(EFE, 07/08/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/ago/07/143.htm?RSS