Ações de conscientização sobre o corte e a poda de árvores substituem multas em Sapucaia do Sul
2006-08-07
O corte e a poda de árvores é um assunto que gera polêmica junto à população em todos os municípios. O problema intensifica-se no período de outono/inverno, justificado, geralmente, pela falta de conhecimento sobre o tema. Com o objetivo de oferecer mais informações a pessoas que realizam podas ou cortes de árvores sem autorização, técnicos ambientais e promotores públicos buscam formas de substituir multas por ações de conscientização ecológica.
Em Sapucaia do Sul, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semas) vem aplicando, desde o dia 1º, a multa alternativa. Segundo a assessora jurídica Caroline Andrea de Medeiros, a proposta teve origem na Promotoria da Infância, Juventude e Defesa Comunitária, a partir da sugestão de um cidadão que recebeu como pena participar do curso sobre meio ambiente e aprovou a iniciativa. A prefeitura, por meio da Semas, encampou a idéia e, a partir deste mês, oferece aos que decidiram por conta própria cortar/podar árvores a substituição da multa de um salário mínimo pela doação de mudas e participação no curso da Escola de Educação Ambiental.
Prática semelhante ocorre em Porto Alegre, onde a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) mantém um programa constante de orientação aos cidadãos. A pessoa notificada tem a opção de reduzir em até 90% o valor da multa mediante o plantio, a doação de mudas nativas ou a prática de serviços voltados à questão ambiental. A proposta, conforme o secretário substituto da Smam, Walter Koch, é manter canais que orientem sobre a melhor forma de preservar a natureza, "pois as árvores são patrimônio da cidade".
(Por Suzana Peres Diefenbach, Correio do Povo, 06/08/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp