Frei Sérgio critica CTNBio e diz que soja transgênica fracassou
2006-08-07
Os antigos defensores da soja transgênica silenciam agora diante do fracasso dos grãos geneticamente modificados. A afirmação foi feita pelo deputado Frei Sérgio Görgen (PT), que ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (02/08) para chamar a atenção aos sinais de quebra na exportação de soja transgênica. O deputado também criticou a atuação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Notícia do jornal Zero Hora de segunda-feira (31/07) mostra que a soja transgênica está emperrada no porto de Rio Grande. "A exportação do farelo de soja através desse porto não está fluindo. Pelo contrário, há orientação para que não se transporte mais soja para o porto porque as exportações não estão ocorrendo e os armazéns e silos estão totalmente abarrotados", relata Frei Sérgio. A assessoria do gabinete consultou o Porto de Paranaguá, no Paraná, e a informação é de que lá a exportação flui normalmente. A grande maioria da soja exportada pelo setor público do porto de Paranaguá é convencional. "A soja daquele Estado está sendo normalmente exportada, enquanto a soja do Rio Grande do Sul está tendo dificuldades de ser vendida no mercado internacional", afirma o deputado.
O deputado também destacou que até mesmo as multinacionais do agronegócio já estão se dando conta do fracasso econômico dos grãos transgênicos. Na quinta-feira (03/08), a empresa Solae Company promoveu um encontro em Esteio para lançar um programa de incentivo ao plantio de soja convencional. A multinacional é controlada pela Bunge e pela DuPont. "O problema - até que se prove o contrário - é que a soja transgênica não está sendo vendida, ninguém quer comprá-la, e se alguém for comprar soja transgênica, comprará dos Estados Unidos", diz o deputado.
CTNBio
Frei Sérgio também manifestou críticas ao comportamente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão do Governo Federal responsável por analisar e aprovar os experimentos com organismos geneticamente modificados. "Tinha expectativa de que a nova CTNBio faria análises criteriosas, mas, além de não estar realizando análises, está aprovando relatórios, expedientes e liberações a toque de caixa. São dezenas de aprovações por reunião, inclusive estão aprovando experimentos com eucalipto transgênico, salvo melhor juízo, quando temos moratória internacional para pesquisa com árvores transgênicas de modo geral", releva o deputado.
Para Frei Sérgio, a postura extremamente permissiva em relação aos transgênicos, adotada pela maioria dos integrantes da CTNBio, está na contramão das notícias que dão conta do fracasso econômico e do risco ambiental e à saúde que representam os organismos geneticamente modificados. "A CTNBio é uma comissão técnica de biossegurança e não uma comissão técnica de liberação de produtos de interesse das transnacionais", aponta.
(Por Daniel Cassl, Assessoria do PT, 04/08/2006)
http://www.al.rs.gov.br/