Incidente na Suécia relança debate sobre segurança da energia nuclear
2006-08-07
Um incidente inesperado num dos dez reactores em funcionamento na Suécia, cuja autoridade controlo da energia nuclear (SKI) já qualificou de "sério", relançou o debate sobre o futuro da energia atómica a menos de um mês das eleições legislativas.
Devido a um curto-circuito, o incidente, ocorrido no passado dia 25 de Julho, ficou marcado por múltiplas disfunções, em particular no sistema de segurança do rectar número um da central de Forsmark, a uma centena de quilómetros a Norte da capital, Estocolmo. Esta falha levou a Sécia a parar, por precaução, três outros reactores do mesmo tipo - que funcionam com água a ferver - um Forsmark e dois em Oskarshamn.
Segundo as explicações dadas à SKI pela Forsmarks Kraftgrupp, que explora a central, dois geradores diesel eléctricos, que entrariam em funcionamento em caso de avaria, não trabalharam automaticamente como o previsto, por razões ainda pouco claras. Substituíram-nos dois outros geradores do mesmo tipo, evitando que o reactor ficasse numa situação tal que poderia redundar numa subida anormal de temperatura na instalação.
"É sempre muito sério quando qualquer coisa não funciona num sistema de segurança", comentou Maria Svensson, responsável pelos serviços de informação da SKI. Segundo um inquérito preliminar, a equipa da central seguiu as instruções previstas para este cenário, mas os computadores e o altifalantes deixaram de funcionar.
(JN, 06/08/2006)
http://jn.sapo.pt/2006/08/06/mundo/incidente_relanca_debate_sobre_o_nuc.html