Prefeitura de Erechim apóia pequenos agricultores a investir no reflorestamento
2006-08-07
A região do Alto Uruguai incentiva o surgimento de uma nova alternativa de renda para os pequenos agricultores que vivem da plantação de grãos ou da pecuária. O trabalho é feito pela prefeitura de Erechim - com apoio da Emater - que distribui a micro e pequenos agricultores mudas de pinus e eucalipto para reflorestamento. A doação integra o Programa Municipal de Reflorestamento, que está sendo popularmente chamado de "Poupança Verde", e prevê a doação de 2,5 milhões mudas. "A idéia é de gradativamente implantar em nosso município e na região do Alto Uruguai um novo pólo econômico", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, José Mantovani.
De acordo com o dirigente, as áreas utilizadas para a atividade são as impróprias para o cultivo de grãos e para a pecuária. Através do programa, a região pretende aumentar em 1 mil ha o volume de eucaliptos e pinus até 2008. Atualmente, o Alto Uruguai possui uma área de reflorestamento de 10 mil hectares. "Estimamos que, em sete anos, possamos sentir os primeiros resultados", aponta Montovani. Em 90 dias, já foram distribuídas 300 mil mudas cultivadas no hortoflorestal da prefeitura de Erechim. A instituição irá investir R$ 600 mil até o final do projeto em 2008.
O tema foi abordado na Tarde de Florestas, realizada em Erechim, pela Emater e Embrapa. O evento aconteceu na propriedade do produtor Vilmar Farina, e contou com a participação de 300 técnicos e produtores.
(Correio do Povo, 05/08/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp