A Agência Ambiental das Nações Unicas (Unep) conclamou ontem (02/08) por ações imediatas para lidar com o dano que ocorreu devido a um vazamento de petróleo em uma planta energética do Líbano.
O acidente causou um derramamento que se estendeu à costa da Síria após poluir mais de 80 quilômetros da costa libanesa e dirige-se para o norte, conforme a Unep.
"Uma resposta coordenada deve ser dada com urgência para que se prossiga de modo a imediatamente limitar o dano ambiental, bem como lidar com as implicações de longo prazo para a economia e para a população libanesa", disse o diretor-executivo da agência, Achim Steiner.
Segundo ele, imagens preliminares obtidas por satélites confirmam a magnitude do vazamento três semanas após ele ter sido causado por forças de destruição de Israel à usina Jiyyeh, localizada 30 quilômetros ao sul de Beirute.
A mancha de óleo ingressou em águas sírias e já contaminou 10 quilômetros da costa norte, na fronteira da Síria com o Líbano, conforme imagens de satélites do centro de pesquisa da Comissão Européia. Paul Mifsud, coordenador do Plano de Ação da Agência Mediterrânea da Unep (UNEP-MAP), reforçou o apelo de Steiner para uma ação rápida.
"As hostilidades devem cessar para que se garanta um acesso seguro e imediato à área aferada", disse.
(
ZeeNews.com, 03/08/2006)