USO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA - EXEMPLOS DE PROJETOS NA ALEMANHA
2001-10-09
Cerca de 90% da população alemã está conectada ao sistema de tratamento de esgotos, mas a água é um dos recursos que mais preocupa em termos de escassez e custo de tratamento. Por isto, muitas soluções para economizar água e para melhorar o tratametno de efluentes estão sendo desenvolvidas nos últimos anos. Algumas delas estão catalogadas pela Agência Federal de Meio Ambiente:
1.Purificação da água com uso de vegetação - O plantio de certos tipos de vegetação (helofitas) pode ajudar a melhorar a qualidade do tratamento da água. Esse tipo de planta age como uma vassoura. A água a ser tratada corre horizontal e depois verticalmente pelo solo que contém essas plantas, de modo que elas agem como um filtro natural. Se o sistema for utilizado corretamente, a eficiência do tratamento pode ser maior do que 95% para compostos orgânicos e de 99% para nutrientes. Até mesmo germes são eliminados com grande eficiência.
2. Microfiltracao - Trata-se de um processo altamente eficiente para evitar a permanência de virus, bactérias e parasitas nos efluentes. Se usada nos estágios de retenção biológica de sólidos, a microfiltração é capaz de reter toda a biomassa, de modo que o tratamento biológico é realizado ao mesmo tempo em que a filtragem. O uso de microfiltração aliado à biodegradação resulta na remoção completa de bactérias e virus e na obtenção de uma demanda química de oxigênio (DBO) relativamente baixa (da ordem de 15 miligramas por litro), o que significa a remoção quase completa de substâncias orgânicas da água.
3. Reator biofísico para lavagem de carros - Engenheiros desenvolveram um reator biofísico para lavagem de carros. Ele permite reduzir o consumo de água, diminuindo os custos do processo. Além disso, o retorno do investimento, para quem obtiver o equipamento, é rapido, e a operação é ergometricamente segura.
4. Uso de tintas menos agressivas ao meio ambiente para pintura de carros - Esse tipo de tecnologia permite recicilagem de até 70% da água usada no processo, além de 98% de eficiência no uso de tinta. A produção de dióxido de carbono a partir desse processo é significativamente reduzida.
5. Tingimento de tecidos sem água - A dispersão de corantes em água implica elevadas quantidades de água - entre 40 e 140 litros para um quilograma de texteis. Um volume muito semelhante de efluentes é obtido no processo tradicional de tingimento. O Centro de Pesquisa de Produtos Texteis do Norte da Alemanha desenvolveu um processo em cooperação com o produtor Amann Nahgarne de modo que fibras de poliéster podem ser tingidas sem água, com o uso de dióxido de carbono. O processo não gera efluentes e não é necessário corante a mais em relação ao processo convencional. O dióxido de carbono é obtido de forma natural e pode ser devolvido ao ambiente no final do tingimento.
6. Produção de papael sem geração de efluentes - A produção de papel, na Alemanha, é de cerca de 15 milhões de toneladas por ano, e produz cerca de 34 milhões de metros cúbicos de água, se for realizada por processo convencional. Mas um programa promovido pelo governo, de máximo aproveitamento de água no processo, permite que 100% dos efluentes sejam reprocessados, retornando como água ao sistema produtivo. O uso de tratamentos biológicos anaerobio e aerobio evita a formação de mau cheiro em até 95%. A poluição por produtos químicos orgânicos é reduzida em 75%.