Pesticidas ainda são encontrados em Coca e Pepsi produzidos na Índia
2006-08-03
Um grupo ambiental afirmou na quarta-feira (02/08) que garrafas de refrigerante da Coca-Cola e da PepsiCo na Índia continuam tendo traços de pesticida e chamou atenção para as fracas leis de segurança de alimentos no país. "Se refrigerantes são a escolha de milhões, o mínimo que pode ser feito é que essas bebidas sejam regulamentadas", disse Sunita Narain, diretor do Centro para Ciência e Meio-Ambiente (CSE), em entrevista à imprensa.
Um estudo de 2003 da CSE prejudicou brevemente as vendas das empresas quando afirmou que encontrou níveis em excesso de pesticida nos refrigerantes das empresas, em relação aos padrões internacionais. Esse estudo foi endossado pelo parlamento indiano apesar de as empresas terem dito na época que as bebidas eram seguras para o consumo, argumento que foi repetido nesta quarta-feira.
Mas apesar das promessas do governo de adotar limites legais para substâncias tóxicas em refrigerantes, não foi feito o suficiente desde 2003, afirma o CSE. O grupo pediu aos consumidores que evitem beber Coca-Cola e Pepsi e outras marcas produzidas pelas duas empresas norte-americanas até que elas limpem os produtos.
A Associação Indiana de Fabricantes de Refrigerantes, da qual a PepsiCo e a Coca-Cola são membros, informou que as bebidas são seguras para consumo. "Os refrigerantes produzidos na Índia estão de acordo com rigorosas normas internacionais e todas as regras nacionais aplicáveis", afirmou a entidade em comunicado. O CSE afirma ainda que pesticidas também estão presentes em outros alimentos e bebidas normalmente consumidas por indianos.
(Reuters, 02/08/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2473001-2473500/2473470/2473470_1.xml