A falta de energia no Reino Unido está deixando a vida desconfortável para pequenas e grandes criaturas em Yorkshire. Um grande projeto de duto subterrâneo, para a importação de gás da Noruega, está sendo construído ao norte da Inglaterra, ocasionando impacto ambiental aos campos, que, antes verdes, estão ficando marrons.
Para o gado e as ovelhas nas partes do norte de Lancashire e Yorkshire, os dutos são, sem dúvida, um visitante que afeta a tranqüilidade. E para os produtores rurais, há uma sensação de duptura por toda parte, com grandes buracos cavados em suas terras, pelas retroescavadeiras, que modificam as características da paisagem, antes de cartão postal.
Se os visitantes de Ilkley Moor forem para o norte neste verão, vão ver os campos marrons e os dutos espalhando-se como serpentes, morros acima e abaixo. O duto estende-se de Easington, na costa leste, até Nether Kellet, perto de Lancaster, do outro lado dos Pennines. São 150 milhas de extensão, costa a costa.
A boa notícia é que os agricultores e demais produtores rurais foram compensados, e o sistema energético nacional garante que todos os traços do gasoduto vão desaparecer da paisagem.
(Por Mark Simpson,
BBC, 01/08/2006)