A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), concedeu o Prêmio Fritz Müller à empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa. O prêmio foi para o projeto ambiental que produzirá 1 milhão de mudas de araucárias - suficientes para formar uma floresta de 50 mil quilômetros quadrados -, parte do trabalho de preservação e melhoria do meio ambiente desenvolvido pela companhia na Usina Hidrelétrica de Campos Novos.
O projeto foi iniciado há dois anos com o objetivo inicial de restaurar a área usada como canteiro de obras da usina hidrelétrica, localizada entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos, na região Oeste do Estado. A restauração visava atender a uma exigência da Fatma de recompor a área com 7.150 mudas nativas. O banco de germoplasma criado com o projeto foi muito além do que era necessário para repor a área desmatada por conta da implementação da hidrelétrica. Com a produção de 1 milhão de mudas, o projeto pode ser classificado como um dos maiores já desenvolvidos na área de recuperação de araucárias, segundo informação da assessoria de imprensa da empresa.
A Usina Hidrelétrica de Campos Novos é um empreendimento da Enercan (Campos Novos Energia S/A). A obra tem a terceira maior barragem em enrocamento com face de concreto do mundo. A usina terá capacidade para gerar 880MW de energia elétrica, o equivalente ao consumo da metade do Estado de Santa Catarina. A Construções e Comércio Camargo Corrêa é líder do consórcio que construiu o empreendimento.
(
ClicRBS, 01/08/2006)