Seca prolongada no PR reduz nível dos rios em até 80%
2006-08-02
O nível médio dos principais rios que atravessam o estado do Paraná caiu até 80% nos últimos meses em função da prolongada estiagem que afeta o Centro-Sul do país, sendo que as chuvas só deverão voltar a ocorrer de forma intensa a partir do mês de setembro.
O monitoramento divulgado pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) revela que o nível dos rios paranaenses vem caindo de forma gradual desde o outono, sendo que a situação mais crítica ocorre no Sudoeste do estado.
No rio Iguaçu, por exemplo, a vazão medida em uma ponte na BR-277 atingiu a marca de 4,06 metros cúbicos por segundo neste mês, o que representa uma redução de dois terços em relação ao valor normal, que é de 11,97 metros cúbicos por segundo.
De acordo com os dados históricos da Suderhsa, apesar da seca deste ano ser uma das mais intensas desta década, ela ainda não se compara à ocorrida em 1978, quando o nível médio do rio Iguaçu atingiu apenas 0,38 metro cúbico por segundo.
Já nas Cataratas do Iguaçu, a redução é ainda mais drástica, sendo que a vazão média de 1.500 metros cúbicos por segundo caiu para apenas 280 metros cúbicos por segundo no mês de julho, o equivalente a uma redução de mais de 80%.
Segundo os principais centros de meteorologia do país, a expectativa é de que a estiagem continue intensa em grande parte da Região Sul do país nas próximas semanas, só voltando a chover de forma mais intensa e regular a partir de setembro (final do inverno).
(INFOTempo, 01/08/2006)
http://www.infotempo.com.br/