Cientistas da Agência Espacial Norte-americana (NASA), pertencentes ao Centro de Vôo Espacial Goddard, e à Unidade de Vôo de Wallops, estarão durante o mês de agosto na costa oeste africana para ver como os furacões nascem.
A missão, chamada Análises Multidisciplinares da Monções Africanas 2006 (NAMMA), faz parte de uma série de experimentos usando avançada tecnologia espacial, em solo e no ar. Os cientistas estarão baseados nas ilhas Cabo Verde, a 350 milhas da costa do Senegal. O objetivo da NAMMA é conhecer como os ciclones tropicais são formados na costa da África e como eles eventualmente podem chegar às principais áreas do território norte-americano. Um ciclone tropical é o nome geral dado a depressões tropicais, tempestades e furacões.
A missão vai estudar também o impacto das moções africanas sobre o clima. A NASA tem grande experiência nessa área. Os pesquisadores devem estudar a composição e a estrutura das camadas de ar da região do Saara e até que ponto os aerossóis podem afetar a precipitação e influenciar o desenvolvimento de ciclones.
(
NASA,01/08/2006)