Reino Unido e Califórnia criam parceria para combater aquecimento global
2006-08-02
O Reino Unido e a Califórnia decidiram trabalhar em conjunto para combater o sobre-aquecimento global e criaram uma parceria trans-atlântica. A iniciativa foi anunciada pelo primeiro-ministro britânico Tony Blair e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
A parceria apela à colaboração no âmbito da investigação sobre tecnologias que permitam a redução de emissões poluentes e pondera a possibilidade de criar um sistema onde os poluidores possam comprar e vender direitos de emissão de gases com efeito de estufa. A ideia é utilizar as forças e incentivos de mercado para reduzir a poluição.
“Constatamos que não há grande liderança por parte do Governo federal no que diz respeito à protecção do Ambiente”, comentou Schwarzenegger. “Mas sabemos que o sobre-aquecimento global existe, por isso devemos pará-lo”. Para Tony Blair, as alterações climáticas são “a maior questão, a longo prazo, que enfrentamos”.
“As consequências ambientais e económicas das alterações climáticas e a nossa dependência dos combustíveis fósseis levaram a Califórnia e o Reino Unido a comprometerem-se com uma intervenção urgente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e promover novas tecnologias”, afirmaram os dois representantes numa declaração conjunta. Organizações ambientalistas já questionaram a importância desta parceria, considerando-a mais um acto simbólico sem grande substância.
(Reuters, 01/08/2006)
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1265951