A Organização Não-Governamental SOS Terra surgiu há quatro meses e busca mudar paradigmas com ações diversas. A iniciativa surgiu de alguns alunos e professores do curso Técnico em Gestão Ambiental do Colégio Teutônia, que decidiram ir além da teoria. Os fundadores falam da situação caótica em que o planeta se encontra e dos objetivos do SOS - a educação ambiental e a conscientização das pessoas frente às mudanças climáticas provocadas pelo descaso do ser humano com o Meio Ambiente. "A ONG não se propõe a fiscalizar empresas, prefeituras ou atuar na forma de denúncias. O grupo acredita na mudança de atitudes por meio da conscientização e de ações concretas", destaca o presidente Cristiano Steffens.
Além de palestras em escolas e prefeituras, a ONG também desenvolve projetos, campanhas e minicursos na área de Educação Ambiental. Também já realizou palestras em diversas escolas de Teutônia e municípios vizinhos, como escola de Poço das Antas, Colégio Teutônia e Municipal 24 de Maio, do Bairro Canabarro, direcionadas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Nesta, por ocasião do Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente, os integrantes da SOS Terra, numa parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e alunos, realizaram o plantio de mudas nativas no pátio da escola e no Parque Poliesportivo Municipal.
Mesmo que a idéia tenha partido dos alunos do curso Técnico em Gestão Ambiental do Colégio Teutônia, os integrantes do grupo destacam que a ONG não tem vínculo com o educandário e está aberta a todas as pessoas interessadas em participar dos trabalhos voluntários. É composta pelo presidente Cristiano Steffens, vice Edson dos Santos, tesoureiro Laurélio Fritscher, vice Patrícia Hergemöller, secretária Solange Catto, projetos Edith Birkholz, fotógrafos e historiadores Cesar Hübner e Daniel Brixner, além do marketing Cesar Vargas. Mais informações pelo e-mail sosterra@pop.com.br ou pelos fones 9618-7861 e 9996-4595.
(
Informativo do Vale, 28/07/2006)