A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos está condicionando seu aceite à proposta do Senado, de abrir mais áreas à exploração de petróleo e gás, ao aumento da milhagem de veículos. A informação foi dada na última terça-feira (25/07) por um legislador que acompanha a tramitação do projeto que visa a ampliar as áreas de exploração de gás e petróleo no país.
O Senado deve debater essa legislação ainda nesta semana. A idéia é a abertura de uma pequena área costeira da Flórida à exploração, prevenindo uma abertura maior à exploração energética dentro de 125 milhas em estados com áreas costeiras, até 2022.
Alguns senadores deverão tentar fazer emendas para acrescentar à lei um requerimento de que os veículos norte-americanos tenham desempenho mínimo de cerca de 1 milha por galão de combustível. Faz 20 anos que o Congresso legislou sobre eficiência energética de combustíveis, apesar de, recentemente, a Casa Branca ter ordenado aos fabricantes de automóveis que aumentem aos poucos a milhagem de alguns veículos.
O deputado republicano Richard Pombo, que é o atual secrtário do Comitê de Recursos da Câmara, disse que padrões mais exigentes de milhagem poderiam ser aceitos se, em troca, a Câmara desse aval ao projeto incluindo nele o compromisso de aceitar a abertura de área nas costas Oeste e Leste para ampliar a exploração energética.
A exploração é permitida somente nas regiões costeiras dos Estados do Alabama, Mississippi, Louisiana, Texas e em partes do Alasca.
(Por Tom Doggett,
Reuters, ENN, 27/07/2006)