Computadores mais ecologicamente amigáveis estarão em breve disponíveis a um grande número de compradores graças a fabricantes como Dell, HP e outros que agora têm produtos que atingem as exigências da Ferramenta de Avaliação de Produtos Eletrônicos (EPEAT), da Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA). Produtos com o selo da EPEAT deverão Ter reduzidos teores de cádmio, chumbo e mercúrio para melhor proteger a saúde humana, sendo fáceis de atualizar e reciclar, além de atingirem também padrões de eficiência energética dados pela própria EPA.
“Esses novos padrões ambientais poderão guiar os fabricantes a produzirem computadores, laptops e monitores mais ecológicos", diz James Gulliford, administrador-assistente da Divisão de Prevenção, Pesticidas e Substâncias Tóxicas da EPA. "Agora, os consumidores podem leva em conta o fator ambiental quando escolherem equipamentos de computador”, acrescenta.
O EPEAT é um projeto desenvolvido pela EPA e gerenciado pelo Conselho de Eletrônicos Ecológicos (GEC), que busca promover melhoria contínua no design ambiental de produtos eletrônicos e informa aos compradores os critérios para a compra de produtos eletrônicos de forma ecológica.
A EPA estima que, nos próximos cinco anos, as compras de computadores certificados pelo EPEAT possam resultar em reduções de: mais de 13 milhões de quilos de resíduos perigosos; mais de 3 milhões de resíduos não-perigosos; mais de 600 mil megawatts-hora de energia – o suficiente para abastecer 6 milhões de residências.
(
EPA, 24/07/2006)