Baixa umidade aumenta focos de queimadas em 64%
2006-07-26
A estiagem e baixa umidade que atingem, sobretudo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste provocaram aumento em 64% na quantidade de focos de calor pelo país em dois dias.
Segundo o relatório mais atualizado de queimadas do Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), tinham sido registrados até anteontem 378 focos de calor, contra 230 no dia anterior --aumento de 64,4%. Esses focos são pontos captados por satélites, normalmente associados a queimadas.
A pior situação continuava sendo a de Mato Grosso, que concentrava 190 desses focos. Depois aparecia o Pará, com 92.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) colocava em estado de alerta vermelho, no seu relatório de segunda-feira, a situação no Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, uma UC (Unidade de Conservação).
Segundo o relatório, um incêndio no entorno atingiu a parte interna do parque. O último boletim repassado pela brigada que combatia o incêndio era de que as chamas estavam sob controle. Mas a área permanecia sob observação, "devido às condições de umidade desfavoráveis", até que o incêndio tivesse sido totalmente debelado.
No oeste do Paraná, equipes do Ibama e da brigada de incêndio controlaram por volta do meio-dia de hoje um foco de incêndio no Parque Nacional do Iguaçu, na região da Tríplice Fronteira.
O fogo queimou 30 hectares de vegetação rasteira de uma área onde predominam pinheiros e araucárias. A chefia de proteção ambiental do parque suspeita que o incêndio tenha sido provocado por caçadores.
O foco foi detectado no domingo, sete quilômetros para dentro da mata, numa região de difícil acesso.
O relatório do Ibama também colocava 13 UCs sob alerta amarelo --quando são detectados focos de calor no seu interior ou proximidades, mas sem confirmação do incêndio no local.
(Por Eduardo de Oliveira, Agência Folha, 25/07/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u124357.shtml